quinta-feira, 19 de maio de 2011

LIMITES

Limites Professor - Aluno
NAS ÚLTIMAS semanas, uma série de notícias preocupantes envolvendo a relação entre alunos e professores voltou a ocupar espaço em jornais, internet e televisão. Aparentemente, há problemas dos dois lados.
Os professores reclamam da dificuldade do aluno em aceitar limites, respeitar o papel do professor, se concentrar nas aulas . Já os alunos se queixam da monotonia das aulas, da falta de estímulos e do autoritarismo.
Em qualquer tipo de relação (pai-filho, amigos, namorados, aluno-professor, patrão-empregado), há problemas. E é por isso que sempre deve haver uma margem para diálogo e negociação.
Mas existem limites que são claros e devem ser respeitados. Sem eles, os próprios papéis de quem ensina e de quem aprende podem ficar pouco nítidos.

"O que se discute é que, antes de ser amigo,
de ter intimidade (o que pode ser bom em aula),
professor é professor
e aluno é aluno
."
 Há regras, limites e respeito que devem ser observados dos dois lados.---------------
 
* Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP –, com residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da mesma universidade. –

A educação ativa formal é dada pela escola. Porém, a educação global é feita a oito mãos: pela escola, pelo pai , pela mãe e pelo próprio adolescente.
Se a escola exige o cumprimento de regras, mas o aluno indisciplinado tem a condescendência dos pais, acaba funcionando como um casal que não chega a um acordo quanto à educação da criança. O filho vai tirar lucro da discordância  pais/escola da mesma forma que se aproveita quando há divergências entre o pai e a mãe.LIVRO DISCIPLINA, LIMITE NA MEDIDA CERTA IÇAMI TIBA

Nenhum comentário:

MARLETE ANDRADE

Minha foto
santa maria -, centro-RS, Brazil
Instituto de Educação Olavo Bilac Professora de História