quinta-feira, 10 de maio de 2012

PLANO DE TRABALHO- HISTÓRIA 2012


              ENSINO FUNDAMENTAL DE 8 ANOS – ANOS FINAIS

             1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
            COMPONENTECURRICULAR:....HISTÓRIA....2012.....
            SÉRIE:............8ªTURMA81/82/83/84:..............TURNO:.......MANHÃ..
.CARGA HORÁRIA:.........3HS SEMANAIS........
 PROFESSOR(A)..MARLETE SILVA DE  ANDRADE.
           COORDENADORA PEDAGÓGICA: BEOCI EGGRES
           VICE DIRETORA: MANHÃ: Marli Onorina da Silveira
                                        TARDE: Tânia M. C. Paim


Filosofia da escola:
     O instituto estadual de educação Olavo Bilac Compreende a educação como processo permanente na descoberta de possibilidades de vida, oportunizando a busca de uma formação integral e visando o exercício da cidadania através do lema: ”Para diante e sempre além.”
Objetivo do Ensino Fundamental Anos Finais
     Os anos finais do Ensino Fundamental têm por objetivo possibilitar que o educando seja capaz de situar-se em seu meio, integrando-se a ele, em busca de sua valorização como cidadão, através da leitura e interpretação do mundo, da escrita, da fala e demais linguagens como meio de comunicação e interação.
Objetivo do componente curricular:
-          desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (livros, jornais, filmes, fotografias, objetos, etc.) e confrontar dados, abordagens, para que os alunos e professores possam formular questões, problematizar,
-          levantar hipóteses que impliquem em investigações mais aprofundadas que demandem novos conhecimentos;
-          ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização da informações coletadas, como obter informações de documentos como proceder em visitas e estudos do meio e como organizar resumos.
-          Promover estudos e reflexões sobre a diversidade de modos de vida e de costumes que convivem na área geográfica de estudo.
                                                                               
Competências básicas para o Ensino Fundamental:
Primeiro trimestre/Segundo trimestre/Terceiro trimestre




2.1.1           Aprender a ser
2.1.2           Aprender a conhecer
2.1.3           Aprender a fazer
2.1.4           Aprender a conviver

ü  Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos.
ü  Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar.
ü  Compreender a importância do patrimônio cultural e respeitar a diversidade 
ü  Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira.
ü  Interpretar textos, sobretudo textos históricos, discernindo o seu conteúdo essencial.
ü  Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
ü  Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
ü  - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
ü  Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.
ü  Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo   de trabalho.
Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social, e com isso  posicionando-se contra preconceitos e dIscriminações
ü  Reconhecer o direito do outro de manifestar-se e apresentar suas idéias.
ü  Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação  e seu impacto na  organização do trabalho e da vida pessoal e social.

              

Habilidades a serem desenvolvidas:
Primeiro trimestre
Segundo trimestre
Terceiro trimestre

·         Interpretar textos, sobretudo textos históricos, discernindo o seu conteúdo essencial.
·         identificar formas de atuação  que possibilitem erradicar com o preconceito e a discriminação
·         Relacionar as implicações socioambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
·         Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos.
·         Identificar fenômenos e fatos histórico-geográficos e suas dimensões espaciais e temporais, utilizando mapas e gráficos.
·         Interpretar situações histórico-geográficas da sociedade brasileira referentes à constituição do espaço, do território, da paisagem e/ou do lugar.
·         Comparar os processos de formação socioeconômicos e geográficos da sociedade brasileira.
·         Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural.
·          









Conteúdos
Primeiro trimestre
Segundo trimestre
Terceiro trimestre
Ø  RevisãoFamília Real , Independência do Brasil , 1º Reinado e Regências

·         Estudo da HISTÓRIA E CULTURA Afro-brasileira e indígena (Lei 11645 de 2008)
Ø  II reinado
Ø  Escravismo no Brasil
Ø  Proclamação da República
Ø  1ª Constituição Republicana e a República da Espada
Ø  República  Velha
Ø  Imperialismo e a 1ª Guerra Mundial
Ø  Revolução Russa
Ø   

Direitos das Crianças e dos Adolescentes tendo como diretriz a Lei 8069 /1990 com enfoque para a questão da educação
Ø  Crise de 1929
Ø  Era Vargas(1930-1945)
Ø  Ascenção do Fascismo e Nazismo
Ø  II Guerra Mundial
Ø  Guerra Fria
Ø  Vargas, Juscelino e Janio

Ø  Movimentos sociais e o golpe de 1964
Ø  Ditadura militar
Ø  Reformas Constitucionais
Ø  Clandestinidade dos movimentos sociais na década de70
Ø  As experiências de socialismo na América Latina
Ø  A nova República e a Redemocratização
Ø  A redemocratização e o neolioberalismo
Ø  Constituição de 1988 e o Brasil hoje

·          

Metodologia (projetos e atividades extra classe)

A metodologia que será posta em prática  deverá ser  a crítico-dialética que basear-se-á na participação, problematização e contextualização, a fim de atingir a qualidade do  ato educativo, priorizando sempre a construção do conhecimento.
PROCEDIMENTOS, TÉCNICAS E RECURSOS:  círculos de estudos, seminários, leituras diversas, uso de material xerografado, vídeo, transparências, datashow, passeios, entrevistas , trabalhos em grupos e individuais com apresentação
PROJETO ELABORADOS PELA ESCOLA:ALUNO FISCAL

PROJETOS DE HISTÓRIA:
·         EDUCANDO PARA OS VALORES:
·         POLÍTICA A SERVIÇO DA CIDADANIA-II SEMESTRE(ELEIÇÕES)
·          
Passeios a serem agendados
Museu do Mallet
 estuda-se por solicitação dos alunos visita ao Beto Carreiro em final de novembro para isso será feito um orçamento com a empresa EFAL, consulta aos pais e atividades que sirvam para arrecadar recursos para este fim



Critérios
    1. Ser pontual na realização e entrega das atividades
    2. Apresentar o material necessário à aula
    3.  Participar na aula dando opiniões, respeitando a opinião dos outros, contribuindo para uma melhor aprendizagem
    4. Comprender o que lê  e apartir daí fazer e ter seus próprios conceitos
    5. Realizar os trabalhos de casa e outras tarefas propostas
    6. Debater , questionar e cumprir as regras de sociabilidade e disciplina
    7. Ter atitude critica baseada no conhecimento e no respeito as diferenças
    8. Selecionar  informação de acordo com o objetivo proposto
    9. Pesquisar e recolher informação relacionada com a História, em diferentes suportes(livros, jornais, interenet, revistas)
    10. Aplicar corretamente os conceitos  e as regras básicas de escrita: (parágrafo, uso da letra maiúscula no início das frases e substantivos próprios)
    11. Utilizar o blog(http://marleteealunos.blogspot.com/)como complemento das aulas



INSTRUMENTOS:
Ø  trabalhos teóricos ( pesquisa)
Ø  apresentação de trabalhos,
Ø  exercícios
Ø  seminários,
Ø  participação em projetos,
Ø  provas individuais e duplas
Ø  atividades realizadas em aula e em casa
Ø  material de aula(CADERNO, LIVRO, assim como todo material imprescindível ao trabalho)

Bibliografia utilizada:
....LDB9394/96...
Estatuto da Criança e do   Adolescente.
Revista Nova Escola
Livros de HISTÓRIA 8ªSÉRIE
Sites educativos da internet

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MARLETE ANDRADE

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santa maria -, centro-RS, Brazil
Instituto de Educação Olavo Bilac Professora de História