INSTITUTO
ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
EJA
2013
T-8 e 9
VALORIZAÇÃO
DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro,
traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena
ou do negro…”
(Gilberto Freire, Casa Grande e
Senzala)
Autores:
Professores de História:
Marlete Silva de Andrade
Luiz Carlos Kunrath
INTRODUÇÃO
O Projeto Cultura Afro – Brasileira tem o propósito de
atender a lei Nº 10.639/03 , alterada pela lei 11645/08 .A lei determina a obrigatoriedade
do ensino da temática “ História e Cultura Afro-Brasileira e indígena no currículo oficial na rede de Ensino. Alterou o art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 26-A. Nos
estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados,
torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o O conteúdo programático a que se
refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que
caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos
étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos
negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e
o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas
contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do
Brasil.
A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da
colaboração dos negros na estruturação e construção da sociedade brasileira. Visa
ainda, o reconhecimento e a valorização da identidade, como também da cultura e
da história dos negros brasileiros. Instituiu o “Dia Nacional da Consciência
Negra” em 20 de novembro.
Sobre a influência africana Freire (2001, p. 343) destaca que:
Quantas "mães-pretas", amas de leite, negras cozinheiras e quitandeiras influenciaram crianças e adultos brancos (negros e mestiços também), no campo e nas áreas urbanas, com suas histórias, com suas memórias, com suas práticas religiosas, seus hábitos e seus conhecimentos técnicos? Medos, verdades, cuidados, forma de organização social e sentimentos, senso do que é certo e do que é errado, valores culturais, escolhas gastronômicas, indumentárias e linguagem, tudo isso conformou-se no contato cotidiano desenvolvido entre brancos, negros, indígenas e mestiços na Colônia.Ainda de acordo com Freyre (2001, p. 346), a nossa herança cultural africana é visível no jeito de andar e no falar do brasileiro...
Quantas "mães-pretas", amas de leite, negras cozinheiras e quitandeiras influenciaram crianças e adultos brancos (negros e mestiços também), no campo e nas áreas urbanas, com suas histórias, com suas memórias, com suas práticas religiosas, seus hábitos e seus conhecimentos técnicos? Medos, verdades, cuidados, forma de organização social e sentimentos, senso do que é certo e do que é errado, valores culturais, escolhas gastronômicas, indumentárias e linguagem, tudo isso conformou-se no contato cotidiano desenvolvido entre brancos, negros, indígenas e mestiços na Colônia.Ainda de acordo com Freyre (2001, p. 346), a nossa herança cultural africana é visível no jeito de andar e no falar do brasileiro...
A
realização deste projeto pela EJA(Educação de Jovens e Adultos) do Instituto
Estadual de Educação Olavo Bilac tem como finalidade principal o preparo para o exercício da
cidadania,através da valorização das diferenças, projetando o respeito como prática fundamental
para convívio no ambiente escolar, eliminando
situações de preconceito e discriminação
.
Este
projeto está inserido na Gincana
Cultural promovendo Valores
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar a valorização da diversidade cultural, , resgatando o valor da contribuição
da cultura africana na formação étnico-racial brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -
o
Construir um espaço na escola
para o estudo sobre a cultura afro-brasileira. –
o
Divulgar a contribuição da
cultura africana na formação da cultura brasileira –
o
Valorizar a identidade cultural
do grupo étnico Afro- Brasil.
o
- Conduzir os alunos à reflexão
sobre a cultura afro-descendente - importância, valor histórico e cultural,-
o
Conhecer a história de Zumbi e
com isto entender a razão da escolha do
20 de novembro como dia da consciência negra
o Estimular o
contato com elementos de socialização como capoeira, danças, músicas, vocabulário
Metodologia
o Pesquisa na sala
digital
o Painéis elaborados em sala de aula
o Apresentação de
capoeira
o Exposição do material produzido pelos
alunos
o
Bibliografia :
LDB9394/96
Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08
BRASIL, Plano Nacional das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e
para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília:
SECAD; SEPPIR, jun. 2009.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/MEC, 2009
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/MEC, 2009
INTERNET
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