sábado, 9 de novembro de 2013

Projeto Cultura Afro-Brasileira EJA

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
EJA 2013
T-8 e 9
VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro…”
(Gilberto Freire, Casa Grande e Senzala)
Autores:
Professores de História:
Marlete Silva de Andrade
Luiz Carlos Kunrath
INTRODUÇÃO
O Projeto Cultura Afro – Brasileira tem o propósito de atender a lei Nº 10.639/03 , alterada pela lei 11645/08 .A lei determina a obrigatoriedade do ensino da temática “ História e Cultura Afro-Brasileira e indígena  no currículo oficial na rede de Ensino.  Alterou o art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da colaboração dos negros na estruturação e construção da sociedade brasileira. Visa ainda, o reconhecimento e a valorização da identidade, como também da cultura e da história dos negros brasileiros. Instituiu o “Dia Nacional da Consciência Negra” em 20 de novembro.
Sobre a influência africana Freire (2001, p. 343) destaca que:
Quantas "mães-pretas", amas de leite, negras cozinheiras e quitandeiras influenciaram crianças e adultos brancos (negros e mestiços também), no campo e nas áreas urbanas, com suas histórias, com suas memórias, com suas práticas religiosas, seus hábitos e seus conhecimentos técnicos? Medos, verdades, cuidados, forma de organização social e sentimentos, senso do que é certo e do que é errado, valores culturais, escolhas gastronômicas, indumentárias e linguagem, tudo isso conformou-se no contato cotidiano desenvolvido entre brancos, negros, indígenas e mestiços na Colônia.Ainda de acordo com Freyre (2001, p. 346), a nossa herança cultural africana é visível no jeito de andar e no falar do brasileiro.
..
A realização deste projeto pela EJA(Educação de Jovens e Adultos) do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac tem como finalidade  principal o preparo para o exercício da cidadania,através da valorização das diferenças,  projetando o respeito como prática fundamental para  convívio no ambiente escolar, eliminando situações de preconceito  e discriminação .
Este projeto está inserido na Gincana  Cultural promovendo Valores

OBJETIVO GERAL
 Proporcionar  a valorização da diversidade cultural, , resgatando o valor da contribuição da cultura africana na formação étnico-racial brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -
o   Construir um espaço na escola para o estudo sobre a cultura afro-brasileira. –
o   Divulgar a contribuição da cultura africana na formação da cultura brasileira –
o   Valorizar a identidade cultural do grupo étnico Afro- Brasil.
o   - Conduzir os alunos à reflexão sobre a cultura afro-descendente - importância, valor histórico e cultural,-
o   Conhecer a história de Zumbi e com isto entender  a razão da escolha do 20 de novembro como dia da consciência negra
o   Estimular o contato com elementos de socialização como capoeira, danças, músicas, vocabulário
Metodologia
o   Pesquisa na sala digital
o   Painéis  elaborados em sala de aula
o   Apresentação de capoeira    
o   Exposição  do material produzido   pelos alunos
o    


Bibliografia :
LDB9394/96
Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08
BRASIL, Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: SECAD; SEPPIR, jun. 2009. 
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/MEC, 2009
INTERNET

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MARLETE ANDRADE

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santa maria -, centro-RS, Brazil
Instituto de Educação Olavo Bilac Professora de História