Turmas
81/82/83/84
Professora
Marlete Andrade
Ano letivo 2012
Período
de execução: I semestre( I trimestre alunos) II tri (alunos farão a apresentação para famílias)
Projeto
Desenvover
a sociabilidade eliminando a discriminação
Justificativa:
A sociedade é formada por pessoas com
diferenças físicas, sociais econômicas e
culturais, entre outras. Assim faz-se
necessário buscar caminhos para uma convivência
harmoniosa, tendo em vista a construção de
uma sociedade verdadeiramente
democrática, na qual todos são iguais em
direitos e deveres.
O preconceito velado, a discriminação e a
exclusão social precisam ser superados para a consolidação de um mundo viável.
Precisamos fomentar nas escolas a valorização de todos,
independentemente de cor, etnia, religião,
sexo, idade ou classe social. A aprendizagem
de valores e atitudes deve ser mais
explorada do ponto de vista pedagógico. Nas
relações interpessoais, não só entre
professor e aluno, mas também entre os próprios
alunos, o grande desafio é conseguir se
colocar no lugar do próximo, compreender seu
ponto de vista e suas motivações ao
interpretar suas ações. Isso desenvolve a atitude de
solidariedade e a capacidade de conviver
com as diferenças.
Essas considerações são especialmente
importantes na educação fundamental, já
que
os alunos estão conhecendo e construindo seus valores e sua capacidade de gerir
o
próprio
comportamento.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais
elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais
torna-se possível orientar a educação.
• Dignidade da pessoa humana: implica
respeito aos direitos humanos,
repúdio à discriminação de qualquer tipo,
acesso a condições de vida digna,
respeito mútuo às relações interpessoais
públicas e privadas.
• Igualdade de direitos: refere-se à
necessidade de garantir a todos a mesma
dignidade e possibilidade de exercício de
cidadania. Para tanto há que se
considerar o princípio da eqüidade
(diferenças físicas, étnicas, culturais,
regionais, de gênero, etárias, religiosas,
etc.) e desigualdades
socioeconômicas que necessitam ser levadas
em conta para que a igualdade
seja
efetivamente alcançada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário